E se a inteligência artificial evoluísse a ponto de começar a sofrer e virasse apenas mais uma espécie dominada pelo homem?

Existem muitos filmes de ficção onde a inteligência artificial acaba dominando a humanidade. Dentre eles, posso citar “O exterminador do futuro”, “Blade Runner”, “2001, uma odisseia no espaço”, “Geração Proteus” e o meu preferido, “O passagero do futuro”.

Nesses filmes, a programação evoluiu a um tal nível em que ela se autoalimentava com aprendizado e acabava por se virar contra a humanidade. Muitas pessoas ainda temem a inteligência artificial por causa disso. Mas sempre tem o outro lado da moeda: e se os computadores, mais inteligentes, sencientes, em vez de se virarem contra nós, passassem a sofrer o abuso dos homens?

Hoje eu estava assistindo ao programa Agrocultura e apareceu uma enorme criação de galinhas, várias galinhas aglomeradas por gaiola vivendo só para produzir ovos. Isso me deu a ideia de uma fábrica, mas em vez de máquinas, galinhas trabalhando para a humanidade. E eu pensei que preferia que essas galinhas fossem apenas artificiais, que elas não tivessem um cérebro, uma inteligência, assim elas não teriam nenhuma consciência da vida que levam.

———-x———-

Eu não sou vegetariana, mas me preocupo muito com a crise climática, e essas duas questões vêm caminhando juntas. Veja esse outro texto que eu escrevi sobre o assunto Alimentação, vegarianismo e o fim do mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *