Aqui no meu bairro, o caminhão do lixo reciclável passa todo sábado, entre as 20 e as 21 horas. Quando o caminhão passa, é aquele auê, uma barulheira só a medida que ele avança recolhendo tudo que nós e os vizinhos colocamos nas calçadas. A rua tem só dois quarteirões, mas acho que demora quase 10 minutos até o caminhão ir embora.

Quem mais se incomoda aqui em casa com o caminhão é um dos gatos, o Bigodinho. Esse gato é tipo o Manda-Chuva, um completo vagabundo. Nós achamos que é o barulho que o incomoda mas, de repente, ele tem medo mesmo é de ser pego pela reciclagem e virar sabão.

Bigodinho, o gato
Bigodinho dormindo tranquilamente antes da passagem do caminhão de lixo

Bom, voltando ao lixo reciclável… No último sábado, o caminhão passou pela rua toda em menos de 1 minuto! Não tinha nenhum lixo para ele recolher! Antes do caminhão oficial passou “algo” pela rua, não sei se um carroceiro ou um outro caminhão, pois certamente passou de fininho, tentando não chamar a atenção. Incrivelmente, “algo” levou todo o lixo reciclável, e sem fazer barulho. Será que essa situação caracterizaria “o roubo do lixo reciclável”?

Algo seria responsável pelo roubo do lixo
Algo

Eu já ia encerrar esse texto, mas queria apenas fazer mais um comentário. Eu sempre fui cética em relação à reciclagem de lixo. Até cheguei a pesquisar e descobrir que a maior parte é incinerada, pois não se adequa à reciclagem. Também li que é mais barato fazer plástico novo do que reciclar, pois o processo de limpeza do plástico velho seria mais caro do que a confecção do novo. Mas a passagem de “algo” roubando o lixo mexeu com as minhas convicções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *