Eu não tenho dúvidas de que a gente come demais. Eu como demais. Eu acho que o que eu comi ao longo da vida poderia ter alimentado 3 pessoas. E o pior de tudo é que toda essa comida ainda por cima faz mal, todo esse excesso acaba se somando para a gente desenvolver diabetes, problemas cardíacos e várias outras doenças.

Mas virar vegana ou vegetariana? Eu devo confessar que eu admiro quem consegue.

Eu ando pensando muito sobre alimentação. Eu sei que boa parte dos gases do efeito estufa são produzidos pela criação de gado e que muito do desmatamento acontece para liberar terras para pasto ou para a plantação de soja, o que acaba sendo quase a mesma coisa, já que praticamente toda a soja produzida é utilizada para a alimentação animal. E, diga-se de passagem, só se ouve falar em plantação de soja.

Alto Paraíso (GO) – Plantação de soja em área do município de Alto Paraíso (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Eu, particularmente, só concordo em virar vegetariana se a humanidade parar de ter bichos de estimação. Eu não acho que tem nenhum cabimento eu não comer carne mas meus bichos comerem ração produzida a partir de proteína animal. Sabe, gatos não comem proteína vegetal, eu já tentei dar “carne vegetal” para uma gata minha.

Meu sistema digestivo não é vegetariano, ele se desenvolveu para uma alimentação onívora, o que inclui comer carne. Meus antepassados comiam carne, a pessoa primitiva caçava.

Eu fui pesquisar se a “superioridade” da espécie humana sobre os outros animais estaria relacionada com o consumo de carne cozida. Eu pretendia usar isto como argumento para evitar o Planeta dos Macacos. Mas aparentemente não está. Parece que a descoberta do fogo e o manuseio deste fez muita diferença, não para cozinhar apenas carne, mas alimentos em geral. Eu li que se retira 8 vezes mais nutrientes dos alimentos cozidos do que dos alimentos crus. Parece que esse é um grande diferencial entre os homens e os outros primatas. Por exemplo, por comer comida crua, um chipanzé passa mais de 8 horas diárias se alimentando, ou seja, ele não tem tempo de fazer outras coisas como estudar, construir cidades, destruir florestas.

Então eu tive uma ideia: se a comida cozida tem tão mais nutrientes do que a crua, porque a gente não alimenta os animais de criação com comida cozida! Talvez o sistema digestivo das galinhas, por exemplo, não se adapte a 100% de grãos cozidos, mas pelo menos uma mistura de cozidos com crus poderia ser testada.

Eu pensei em comprar umas codornas para fazer esta experiência, mas meus gatos… Então, fica a sugestão para se alguém tiver a oportunidade de testar. De minha parte, eu vou continuar tentando, sem muito sucesso, comer menos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *