No outro dia eu fiz um teste para saber qual seria a minha pegada de carbono. Na verdade, eu queria saber como seria o teste. Eu queria saber o que importava para o teste e talvez esta própria informação já me ajudasse a tentar diminuir a minha pegada. Eu não gosto de deixar rastros.
O primeiro teste que eu fiz foi em um site da Inglaterra. Uma das primeiras perguntas era sobre como ou por quanto tempo eu utilizava anualmente o aquecimento da minha residência. Terminei o teste, mas nem me lembro do resultado, não significou nada pra mim.
O segundo teste eu não me lembro onde foi, mas disse que eu precisava de dois planetas para sustentar os meus hábitos de vida. Tentei extrair algo deste… A maldita carne, preciso diminuir ou até zerar o consumo. E olha que eu consumo bem menos do que a maioria dos meus conhecidos, e quase nenhuma carne vermelha.
Além disso, 2 planetas? Eu reciclo o lixo em uma composteira. Eu e minha família conseguimos diminuir 15% o consumo de água. Eu convenci minha mãe a deixar colocar as panelas na mesa no lugar de formosas baixelas que acabariam por aumentar a quantidade de louça para lavar, gastando mais água e usando mais detergente. Ainda assim, 2 planetas!? Eu sempre comi demais, eu tenho plena consciência de que o que eu comi na vida poderia ter alimentado 3 pessoas ou até mais. E hoje em dia, mais velha, eu como demais e ainda passo mal.
Daí eu achei um 3º teste, em um site aqui do Brasil mesmo: achei que seria mais propício para as minhas características, sem querer saber quanto eu gasto para aquecer a minha casa no inverno. Inverno? Fiz o teste. Para este, meus hábitos de consumo não eram os piores do mundo e eu só precisava pagar 40 reais para plantarem ou conservarem 2 árvores por ano em meu nome e estava tudo certo. Pagando quarentinha eu anulava a minha pegada de carbono! E se eu pagasse 400 então? Eu poderia até criar um pequeno incêndio florestal por ano e ficava elas por elas.
Deve fazer já um mês que eu fiz esse terceiro teste e deste então vira e mexe eu penso no assunto: pagar 40 reais anuais para anular a minha pegada de carbono. E se todo mundo decidisse pagar pela pegada de carbono?
E se cada um pagasse para anular a própria pegada de carbono em vez de alterar os hábitos de consumo?
Quando eu comecei a escrever, a minha intenção era me estender mais, mas depois de escrever a pergunta acima, eu realizei que nada mais precisa ser dito.
Ler “Mudanças climáticas“