Eu penso muito sobre a crise climática pela qual o Planeta está passando e eu não tenho dúvidas de que os principais responsáveis são as empresas e não as pessoas. Por exemplo, se é um problema mundial resolver o que fazer com as garrafas plásticas de Coca Cola, então quem deveria resolver esse problema na raiz é a própria empresa. Nós, os consumidores, poderíamos sim parar de beber Coca Cola e em seu lugar separar uma garrafa de vidro, encher de água e então fazer suco com pózinho pronto, desde que nós necessariamente precisemos beber alguma coisa com sabor.
Ou então beber água!
Imagine a pegada de carbono da Coca Cola: tira a água da fonte, mistura com o pózinho deles, engarrafa a mistura numa garrafa plástica, que por si só já tem uma pegada de carbono monstruosa, transporta para o centro de distribuição, transporta para o mercado, onde nós a compramos e então a transportamos para casa.
Sabe aquilo que você comprou em tamanha quantidade, mas tanto mesmo, que nunca vai acabar? Tipo, alguém que compra uma caixa com 2 mil saquinhos de adoçante, ou um pacote enorme de elásticos de cabelo?
Quando eu era bem novinha, aquela frase do Malthus de que a população cresce em progressão geométrica enquanto que a produção de alimentos cresce em progressão aritmética sempre povoava meus pensamentos. Ainda hoje eu penso muito nisso. É evidente que a tecnologia melhorou muito a produção de alimentos mas é bastante evidente também que nós estamos consumindo o Planeta. Se nossa sobrevivência fosse minimamente sustentável, nós não teríamos tantas empresas de mineração extraindo “commodities” do fundo da Terra.
3 Replies to “O que fazer com a garrafa plástica do refrigerante?”